quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mary and Max


O filme trata assuntos polêmicos como sexo, cleptomania, alcoolismo, problemas mentais e insegurança, a animação foi lançada esse ano (2010) uma forma delicada de discutir assuntos indelicados,  a trama gira em torno de Mary uma garota de 8 anos,  obesa, com uma vida complicada, pai ausente, mãe alcoólatra e cleptomaníaca e Max um senhor obeso de 44 anos, judeu porém ateu,  que sofria com a síndrome de Asperger.
Você deve estar se perguntando qual é a relação desse filme com a moda, no desenrolar da trama podemos perceber que Mary tem problemas com a sua auto-estima, a garota  juntava dinheiro para ir a New York visitar Max, mas como perderam o contato devido a internação de Max em uma clinica psiquiátrica ela resolveu destinar as suas economias a uma cirurgia plástica para remover a sua marca de nascença (na testa), após a cirurgia Mary passa a se comportar de uma maneira completamente diferente, mudando o seu visual, mas ela logo percebe que a transformação do seu exterior não poderia mudar o seu interior e voltou ao seu estilo normal “garota estudiosa e discreta”, podemos perceber esse problema de Mary quando ela se formou em psicologia, estava lançando um livro sobre a Síndrome de Asperger usando Max como estudo, ele por sua vez não gostou da idéia , afinal não se considerava doente e cortou o contato com Mary, triste por perder o amigo Mary mandou destruir todas as cópias do livro, entrou em depressão, começou a beber e não percebeu quando o marido a deixou, chegando ao fundo do poço sem ao menos tentar lutar Mary pensa em suicídio.
Max nunca entendeu o comportamento humano, não sabia distinguir as expressões humanas, não tinha amigos e Mary se tornou sua melhor amiga, freqüentava as reuniões dos comedores anônimos apenas por freqüentar, adorava comer e não se importava com a sua aparência, quando tinha 9 anos foi atacado por um corvo e desde então começou a usar um capacete para sair na rua durante a primavera, as pessoas riam dele mas ele não entendia , procurava sempre ser ele mesmo e se vestir de maneira confortável, ganhou na loteria e comprou a coleção dos “Noblets” (Seu desenho favorito) , um estoque de chocolate para a vida e doou o resto do dinheiro para sua Vizinha Ivy,  uma senhora quase cega, que aplicou o dinheiro em sua aparência, Max percebeu que apesar de ter tudo o que sempre sonhou não valia a pena se não tinha um amigo e voltou a ter contato com Mary.

A tentativa de suicídio foi cancelada após um presente que Max enviou para Mary, após alguns meses ela foi visitá-lo e o encontra morto no sofá de sua casa, onde a decoração era basicamente os presentes que ela tinha enviado para ele durante esses longos anos de amizade. Não foi o final feliz que estamos acostumados, mas o filme nos dá uma lição, nos mostra que o importante é ser você mesmo, enfrentar os problemas e manter os amigos sempre próximos.

Um comentário:

Sarah Pera disse...

Ai, queria muito assistir esse filme, mas não encontro tempo hábil. Vc deve estar se perguntando WTF? É que entrei no seu twitter, vi seu blog e amo blogs. Enfim, espero ainda assistir esse filme no cinema.

Postar um comentário